quarta-feira, 8 de setembro de 2010


A COOPAFERJ irá suceder a UNACOOP nas atividades de comercialização dos produtos da agricultura familiar, executas pela entidade desde 2001, em nome de suas associadas.

A UNACOOP que ao longo dos anos se tornou referência da comercialização da agricultura familiar no Estado do Rio de Janeiro observando a importância de mais este canal de comercialização apoiou e viabilizou a criação e a formalização da COOPAFERJ para que pudesse reunir, organizar e representar os agricultores possuidores de DAP’s , no processo de beneficiamento, comercialização e distribuição da sua produção.

A Declaração de Aptidão ao Pronaf-DAP é o documento que identifica oficialmente o agricultor familiar como beneficiário do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e todas as vantagens decorrentes dessa relação.

Outra necessecidade que demandou a criação da cooperativa foi a nova legislação tributária que instituiu as notas fiscais eletrônicas , impossibilitando assim, a continuidade do Regime Especial conferido a UNACOOP em 1995 pelo governo do Estado através das Secretarias de Fazenda e de Agricultura.

Vale ressaltar que a comercialização garantida aos agricultores através de suas organizações, resgatou no campo a importância da organização e do trabalho coletivo o que consequentemente fortaleceu o associativismo com a certeza do desenvolvimento.